Bom, hoje reservamos um tempo para esclarecer um pouco como funciona nosso fluxo de atendimento. Visto que é algo que alguns dos nossos clientes possuem dúvida de como funciona o atendimento de empresa que cria sistemas.
Mas, como sempre, vamos começar pelo início, beleza? 🤓😁😁😁 Rsrs!
O que é uma empresa que cria sistemas?
Sistemas são basicamente software criados para solucionar algum tipo de problema. Hoje com a popularidade da internet e de ferramentas que auxiliam na gestão de empresas, cada vez mais tem surgido uma nova modalidade de negócio chamada de SAAS – Software As Service (Software como serviço). Que é basicamente uma empresa que cria um produto (Software) que realiza determinada tarefa ou processa alguma demanda e aluga este serviço por um valor por mês ou por um intervalo pré-definido.
Além deste tipo de empresas que cria sistemas mencionado acima, ainda temos empresas que são conhecidas como “Boutique de Software”. Pelo nome, não vendem roupas de grife (hahaha) mas vendem software personalizados (sistemas) que são criados a gosto do cliente.
Uma das principais dúvidas para quem é gestor de empresas, é se vale a pena contratar uma equipe de programadores ou se é melhor terceirizar (que é o nosso caso). Sem dúvida nenhuma é muito melhor terceirizar sua solução, do que manter uma equipe ambientada em sua empresa.
Uma equipe de programadores, envolve muitos fatores além do pessoal técnico. Uma boa equipe de execução e produção de projetos envolve analistas de sistemas, programadores (back-end e front-end), DBAs, DEV OPS, gestores e por aí vai… Não existe uma equipe de programação com uma pessoa só. Claro que todo esse pessoal irá exigir um grande custo com pagamento de salários, fora isso as ferramentas, consumo de insumos (computadores, internet, etc).
Este processo de funcionamento é o que vamos analisar aqui na postagem de hoje.
1) O primeiro contato
Bom, o primeiro contato que é geralmente o primeiro passo é onde o cliente entra em contato com a empresa que cria sistemas e solicita sua necessidade. Geralmente o cliente, de acordo com nossa experiência e na maioria dos casos ele está bem “perdido” com o que quer. Veja bem caro leitor, não quero dizer aqui que o cliente não entende nada.
Quero que você entenda que o cliente, às vezes sabe que está perdendo tempo e dinheiro e não sabe como resolver. E também tem casos em que ele sabe como resolver mas não tem equipe técnica especializada para execução dos serviços. Cada caso é um caso.
Neste passo basicamente o cliente entra em contato conosco solicitando ajuda na solução do seu caso. Geralmente marcamos uma reunião (online ou presencial) e colhemos as primeiras informações para saber se temos viabilidade técnica para executar os serviços.
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2) Primeira reunião e levantamentos iniciais
Neste passo é quando deslocamos um analista de negócios a uma reunião presencial ou online com o solicitante. Neste passo é super importante o levantamento de todos os pontos do sistema. Ferramentas adicionais, prazo (urgência ou não), deslocamentos, treinamentos, códigos adicionais, aplicativos, servidores, etc. Por isso, nossa equipe de analistas possui experiência em negócios e conseguem levantar todos os pontos importantes.
Pois eles entendem não só como o cliente fala mas no que ele realmente precisa e assim vai nascendo a base e a estrutura inicial do código para repasse de nossa equipe.
3) Caso necessário, outras visitas e acompanhamentos operacionais (opcional)
Dependendo do tamanho do negócio do cliente, será necessário alguns acompanhamentos operacionais por nossa equipe de analistas ou equipe de gestão. Veja bem, este passo é opcional, mas quando temos uma empresa de grande porte como cliente, sugerimos este passo para melhor acompanhamento do que está sendo feito atualmente e assim iniciar os processos de análises e fundamentações.
Neste passo também solicitamos acesso a outros tipos de sistema caso o cliente use, análise de trabalhos de funcionários, escutar todas as demandas das equipes operacionais, levantar todos os ativos operacionais do cliente a fim de saber tudo que está em pleno funcionamento ou possível melhoria.
4) Apresentação da proposta e prazo
Neste passo nossa equipe já sabe tudo que pode ser melhorado na empresa do cliente. Passamos por uma reunião interna com um representante gestor da equipe de desenvolvimento, representante da equipe de analistas e demais linhas de decisão da empresa. Com isso todos são ouvidos e cada equipe lança sua proposta de acordo com o perfil do sistema, serão analisadas cada tela, contratempos, prazos, análises, planos B, etc.
Agora enviaremos a proposta formalizada de execução do sistema e o cliente possui a decisão para escolher se quer continuar a construção e desenvolvimento do sistema ou não.
5) Após proposta aceita e processos burocráticos, execução dos serviços
Quando todos os trâmites burocráticos forem concluídos (assinaturas, notas fiscais, cadastros em sistemas, pagamentos, etc) iniciamos o processo de desenvolvimento.
Nossa empresa segue a metodologia de desenvolvimento ágil com entregas massivas em 15 dias. Com isso, nosso repositório se mantém atualizado por toda a equipe a cada 30 dias com reuniões mensais para análise de performance da equipe de desenvolvimento, acompanhamento de estagiários, antecipação de possíveis obstáculos em meio ao processo, reuniões com representantes de sistemas e aplicações de terceiros e demais necessidades.
Neste passo é realmente a mão na massa em todos os sentidos. Aqui nossas receitas mágicas de execução e sprints dinâmicas acontecem, testes unitários, testes compartilhados, testes de servidores, alocação de aplicação, etc.
6) Primeiro protótipo e análise do cliente
Chegando aqui já é uma vitória, pois para chegar neste passo, muito trabalho foi executado. Muitas pessoas realmente dão muito suor para ser uma peça fundamental nas soluções dos nossos clientes. Nos dá muito orgulho saber que toda nossa equipe tem uma função importante no dia a dia da empresa do cliente.
Ponto a ponto é apresentado ao cliente e o sistema já é adicionado no servidor de produção para testes de carga e banco de dados. Com isso o cliente já é indagado se deseja mudar, alterar, incrementar, testar ou ajustar algum ponto do sistema até agora.
Dificilmente neste passo não teremos nenhuma alteração (srsrsrsr), sempre saímos com o caderno cheio de novas tasks para incluir em nosso sistema de projetos.
7) Execução de tarefas menores e primeiros testes finais
Agora sim estamos há um passo da entrega oficial do sistema. Aqui executamos tudo que foi combinado no passo anterior e o sistema entra, teoricamente, na versão 2.0 se houver mudanças nas regras de negócio, caso não existam mudanças no Core, sobe apenas um nível de versão.
Mais testes são executados aqui e marca-se uma última reunião para análise e apontamos do cliente.
8) Última reunião de alinhamentos e detalhes de treinamento
Aqui o sistema está pronto para ser implantado. Cansativo até agora heim? Mas ainda não acabou! Só acaba quando termina (hahaha). Aqui nossa conversa com o cliente é para alinhamentos referentes a treinamentos, onde irão acontecer, quando irão acontecer, criação de perfis de usuários do sistemas etc.
Quando todos os treinamentos são marcados eles são executados por nossa equipe de suporte, pois são eles, que vão estar presentes quando a equipe do cliente precisar. Nós trabalhamos com pessoas. Por isso, prezamos o contato muito próximo, gostamos realmente de ajudar, escutar, alinhar processos e no que a gente puder fazer para auxiliar, vamos fazer!
Viu como uma empresa que cria sistemas funciona? Realmente envolve muitos passos e processos e procurei resumir ao máximo para não alongar mais este post. Toda nossa empresa é envolvida por dentro de processos setorizados e adequados para cada tipo de plano. Aqui somos experientes nisso e já somos preparados para a maioria dos imprevistos.
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Se você chegou aqui procurando uma empresa para criar um sistema para sua empresa ou seu negócio, então eu acho que podemos te ajudar e te encaixar neste processo que acabei de apresentar. Que tal falar com nossa equipe comercial no e-mail contato@meusistema.com.br ou no WhatsApp comercial (84) 8137-6412.
Até mais! 👋🏼👋🏼