Dicas importantes para não cair em golpes online

Olá pessoal, hoje é um post importante para todos, vou falar sobre algumas dicas importantes de como não cair em golpes online. Dicas que qualquer pessoa pode fazer e todos possuem acesso. Por isso, já vai compartilhando este conteúdo no grupo da família, com seus amigos e colegas de trabalho que a gente espalhe este conteúdo importante para todos.

Vou elencar logo abaixo dicas separadas por aplicativos/sites para ficar melhor de entender e caso seja o seu caso, você pode aplicar.

Dicas para evitar golpes no WhatsApp

Bom, vou destacar algumas dicas importantes para evitar golpes no WhatsApp a seguir:

  • Oculte sua foto do perfil para pessoas que você não salvou o número na sua agenda de contatos
    • Isto é útil pois o golpista pode se passar por você através de outro número do WhatsApp e uma das primeiras coisas que ele vai fazer é pegar a sua mesma foto de perfil. Para evitar isto, basta você ir nas configurações do seu WhatsApp e ocultar a foto de perfil para todas as pessoas que você não salvou na sua agenda.
  • Ative a verificação de duas etapas
    • Eu sei que muita gente acha isso uma chatisse kkkk mas é importante pessoal, pois é uma camada adicional de segurança em seu WhatsApp. Isso evita que outra pessoa acesse seu WhatsApp sem sua autorização evitando assim golpes e evita que seu WhatsApp seja clonado.
  • Ao usar o WhastApp em um computador, lembre-se de SAIR após usar.
    • Quando você entra no WhatsApp Web ele fica locado por padrão durante 30 dias caso você não entre mais lá. Por exemplo: Caso você use o WhatsApp Web em algum PC, por padrão ele fica aberto lá durante 30 dias até que você saia manualmente. Caso você não saia, sua conta ficará aberta lá durante todo o tempo, por isso, assim que terminar de usar em algum PC que não seja o seu, desloque após o uso.

Leia mais artigos em nosso blog:

 

Como proteger minha conta do Instagram e Facebook

Pessoal, essas dicas é indicada para todos que possuem conta no Instagram e Facebook e ainda nem sabem que alguns pontos destes existem.

  • Ative a verificação de duas etapas
    • Tanto no Facebook, tanto no Instagram existem a verificação de duas etapas. Você pode definir dois tipos, usando um e-mail e usando um número de celular. Você pode configurar para melhorar a segurança de sua conta fazendo com que toda vez que você se logar em sua conta em um local desconhecido, a rede social solicita um código enviado para você por e-mail ou SMS.
  • Mantenha seu número de telefone e e-mail sempre atualizados
    • Dificilmente a gente troca de número de telefone ou de e-mail né isso? Mas, caso ocorra, você deve se lembrar de trocar também em suas redes sociais, pois caso um dia você esqueça a senha de sua rede social, seja Facebook ou Instagram, você vai precisar deles para recuperar sua conta.
  • Fique de olho na atividade de login
    • Hoje as redes sociais contam com um recurso bem interessante que é a atividade de login. Esta ferramenta registra todas as tentativas de login na sua conta, quais deram certo, quais deram errado e quais dispositivos estão logados em tempo real em sua conta. Regularmente é bom você ficar de olho nesta ferramenta para ver quais dispositivos você deixou logado em sua conta e ainda existe um botão para deslogar de todos os lugares.
  • Cuidado com as extensões e apps
    • Uma funcionalidade que ainda pode comprometer sua conta de rede social é as extensões e os aplicativos externos. Sabe aquele “joguinho” que tem um botão “Logar com seu Facebook” ou “Logar com seu instagram”? Pois é… caso você saiba a procedência deste aplicativo ou joguinho está tudo bem, mas caso você não saiba a procedência ou tenha dúvidas quanto o que isto faz, é melhor não fazer.
  • Atenção aos e-mails falsos
    • E-mails falsos é uma técnica antiga e ainda muito usada pelos golpistas pois ainda funciona. Existem pessoas que ainda não conseguem identificar um e-mail real. Então, na dúvida, não baixe o anexo, não abra o anexo, não click em nenhum botão ou link. Na dúvida, não faça. Principalmente se for algum e-mail que você não conheça pedindo para realizar alguma ação, bloqueio de conta, bloqueio de e-mail ou algo do tipo.

Dica bônus: Ransomware

Ransomware: o modus operandi dos ransomwares é criptografar os arquivos de suas vítimas, deixando-os completamente inacessíveis e exigindo um pagamento (resgate) pela sua recuperação. Como forma de proteção, recomendamos fortemente que todos mantenham seus sistemas (desktops, notebooks, celulares, servidores etc) devidamente atualizados. Evitem usar versões piratas de qualquer software.

Mantenham seus antivírus ativos e atualizados e evitem clicar em links suspeitos, cuidado com o conteúdo de e-mails de desconhecidos. Por fim, é recomendado adotar uma rotina contínua de backups, como forma de recuperação em caso de ocorrência do incidente.

Como proteger meu canal do Youtube

  • Crie uma senha forte na sua conta do Google
    • Sabemos que o canal do Youtube é associado a uma conta da Google. Por isso, use uma senha forte na sua conta do Google. Para criar uma senha forte, você pode pesquisar no próprio Google: “criar senha forte” e escolher a melhor opção que ajude você.
  •  Verifique as permissões do seu canal
    • Dê permissão aos criadores de conteúdo com permissões para gerenciamento do conteúdo. Para isso vá em Gerenciar sua Conta do Google, Configurações, Status e recursos do canal, Permissões e clique em Convidar. Insira o email de quem irá ter acesso ao seu canal e adicione conforme as permissões necessárias.
  • Ative autenticação em duas etapas e dê preferência ao uso de chaves físicas.

Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado do conteúdo. E você já usa alguma dessas dicas que passei acima? Você acha que faltou alguma coisa para adicionar em nossa matéria? Adiciona aí nos comentários! Abraço a todos 😀

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.